NOTÍCIAS


A importância do acolhimento da igreja aos que têm Aids

 

Na última segunda-feira (1°) foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, doença que afeta 40,8 milhões de pessoas em todo o mundo (Unaids), sendo 1,1 milhão apenas no país, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Apesar de oferecer um dos mais amplos programas de prevenção e tratamento contra o HIV do mundo, o índice de contaminação no país segue alto, bem com o preconceito em relação aos portadores do vírus. Mas afinal, como a igreja pode ajudar nessa campanha?

Primeiro é importante entender como o amor cristão pode ajudar em um momento tão delicado na vida de um soropositivo. De acordo com a Unaids, 52,9% das pessoas com HIV no Brasil já sofreram discriminação e 34,8% foram discriminadas dentro da própria família. Além disso, 41% dela sofrem ansiedade e 29% têm depressão devido ao estigma.

Para o coordenador Adjunto do Curso de Medicina do UNASP Hortolândia, o Dr. Gustavo Boelhouwer Letsch, é muito importante nessas horas o cristão buscar informações sobre o assunto, de modo a oferecer acolhimento, apoio, oração, sem discriminação.

“A igreja é chamada a acolher todas as pessoas com dignidade e respeito. A Bíblia nos ensina que cada ser humano é criado à imagem de Deus e merece cuidado, compaixão e esperança. Jesus sempre se aproximou dos que sofriam, oferecendo cura, apoio e presença, nunca rejeição. Assim, quem vive com HIV deve ser recebido com amor, sem estigma, e acompanhado pastoralmente e emocionalmente, reconhecendo seu valor e sua dignidade diante de Deus”, orienta.

Na opinião do médico, é fundamental que a igreja faça a sua parte e contribuir promovendo educação para escolhas responsáveis, cuidado com a vida e valorização do corpo como dom de Deus.

“Também pode combater a discriminação ensinando o mandamento do amor ao próximo, reforçando que respeito e acolhimento são expressões da fé cristã. Ao unir prevenção, informação segura e uma postura de compaixão, a comunidade cristã ajuda a proteger vidas e construir um ambiente de esperança e inclusão”, ressalta Letsch.




04/12/2025 – Net 3 Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @SUARADIO

(67) 98484-8760

souzaemilson437@gmail.com
  1. Sua Rádio    colabore com a Net3 gospel  pix 67 98484 8760

NO AR:
Ao Vivo - NET 3 GOSPEL