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DNIT inicia interdições noturnas na ponte Hélio Serejo para manutenção preventiva

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início às interdições noturnas na ponte Hélio Serejo, localizada na BR-267, entre os municípios de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, e Presidente Epitácio, em São Paulo. As restrições ao tráfego começaram no dia 13 de junho e seguem até o dia 12 de agosto de 2025, sempre de segunda a sexta-feira, como parte de um cronograma de manutenção preventiva da estrutura.

De acordo com o engenheiro regional do DNIT em Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, a ponte passa por uma obra complexa de substituição dos aparelhos de apoio — estruturas de borracha e metal que precisam ser trocadas para garantir a estabilidade e durabilidade da ponte.

“Essa etapa da obra exige o levantamento de seções inteiras da ponte para realizar a substituição. É um trabalho delicado, que precisa ser feito com segurança e, por isso, exige a interrupção do tráfego”, explicou Marinho.

O bloqueio do tráfego ocorre em dois horários: das 22h às 0h e das 1h às 4h. No intervalo das 0h às 1h, será liberada a passagem de veículos que estiverem aguardando. Para os motoristas que desejarem evitar o bloqueio ou em caso de emergência, o DNIT sugere uma rota alternativa: Bataguassu – Brasilândia – Paulicéia – Presidente Venceslau.

Marinho afirma que a escolha do período noturno para a execução dos serviços levou em conta estudos de tráfego que apontaram menor fluxo nesse horário. Segundo ele, a ponte tem uma média atual de 3 mil veículos por dia.

“Estamos fazendo uma manutenção preventiva para evitar problemas futuros. A estrutura da ponte está segura. Esse tipo de serviço precisa ser feito a cada 15 ou 20 anos. O último foi realizado nos anos 1980. Agora estamos finalizando um trabalho completo, que inclui rejuvenescimento da estrutura, reforma dos guarda-corpos e melhorias gerais”, disse o engenheiro.

O DNIT destaca ainda que a operação está sendo realizada em parceria com órgãos rodoviários de São Paulo, como a ARTESP e a Polícia Rodoviária, além do apoio da Polícia Rodoviária Federal no lado sul-mato-grossense. Até o momento, segundo Marinho, os trabalhos têm sido realizados sem grandes transtornos aos motoristas.

“Sabemos que é um transtorno, mas é um sacrifício necessário para garantir a segurança e a vida útil da ponte. Pedimos a compreensão dos usuários”, finalizou.




17/06/2025 – Net 3 Gospel

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