MENU

A vacina contra a herpes-zoster, conhecida por proteger contra o “cobreiro” e ser o mesmo vírus da catapora, pode ter um benefício inesperado para os idosos: a redução do risco de demência. A descoberta vem de um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e foi recentemente publicado na revista Nature.
O estudo acompanhou mais de 280 mil pessoas idosas no País de Gales, e os resultados mostraram que os indivíduos que haviam sido vacinados contra a herpes-zoster tinham 20% menos chances de desenvolver demência sete anos após a imunização, em comparação com aqueles que não tomaram a vacina.A herpes-zoster é causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo responsável pela catapora. O vírus causador da doença está presente em 95% das pessoas, segundo a Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, e pode ficar latente por toda a vida.
A doença, também conhecida como cobreiro, se manifesta na pele, com erupções e bolhas, especialmente no pescoço, nas costas, no tórax e no abdômen que duram de duas a quatro semanas.
Já a demência afeta mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo e esse número aumenta a cada 3 segundos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). A condição atinge 1,76 milhão brasileiros com mais de 60 anos, segundo levantamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Fonte SBT News.