Uma aldeia indígena cristã foi totalmente destruída por um incêndio em Tongojhiri Para, no sudeste de Bangladesh, na noite de 24 de dezembro, por volta da meia-noite, conforme informou a organização Portas Abertas. Ainda não identificados, os agressores atacaram enquanto os moradores participavam de um culto de Natal em uma aldeia cristã vizinha.
Segundo a organização missionária, das 19 casas da aldeia, 17 foram completamente consumidas pelas chamas. Feitas principalmente de bambu e madeira, as construções pegaram fogo rapidamente, restando apenas cinzas. “Assim, a celebração de Natal se transformou em um momento de luto.”Fontes locais e vítimas afirmam que o ataque foi supostamente planejado por indivíduos com influência política, incluindo um Superintendente de Polícia (SP), que têm tentado expulsar os moradores cristãos indígenas tripura para tomar as terras. Aproveitando-se da ausência dos moradores, que estavam fora celebrando o Natal em outra aldeia, os agressores executaram o ataque e incendiaram a aldeia, segundo relatos da Portas Abertas.As autoridades locais visitaram as famílias afetadas e prestaram ajuda emergencial. O governo interino de Bangladesh garantiu que as casas destruídas serão reconstruídas e que os responsáveis pelo ataque serão levados à justiça.
Foi registrado um FIR (Relatório de Primeira Informação) imediatamente após o incidente, e a polícia iniciou operações para prender os culpados. Apesar da esperança de um novo começo, as vítimas enfrentam uma situação crítica e precisam urgentemente de orações, pois, no inverno rigoroso de Bangladesh, não têm abrigo nem roupas adequadas para suportar o frio.